Ilumina

Associação Ilumina

A Ilumina

A Associação Ilumina é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção primária e secundária para minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Idealizado pela Dra. Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço, o projeto é composto por profissionais renomados na área da saúde que prestam atendimento humanizado, inter e transdisciplinar.

O objetivo principal do instituto é atender especialmente a população de baixa renda para abreviar ao máximo o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o início do tratamento dos oito tipos de câncer mais comuns: mama, próstata, intestino, pulmão, pele, boca, colo de útero e cabeça e pescoço. Nosso principal compromisso é oferecer todo o apoio para que o paciente passe pelo processo de tratamento com qualidade de vida, obtendo assim maior resposta e menos intercorrências, inclusive hospitalares, para permitir, muitas vezes, a cura completa.

Atualmente, a Ilumina atua na macrorregião de Piracicaba, atendendo 26 municípios. Na sede da Associação, localizada na Av. Independência, 171, Centro, Piracicaba/SP, são realizados gratuitamente cerca de 1500 atendimentos nas áreas de Cirurgia Oncológica, Cirurgia Ginecológica, Mastologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Tabagismo, Nutrição Oncológica, Cuidados Paliativos e Conscientização acerca de fatores de risco para Câncer. Todos os pacientes são atendidos dentro dos padrões de excelência reconhecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), graças a um grupo de 120 voluntários.

nossa missão

Promover prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer.

Visão

Ser um serviço que ofereça acesso irrestrito e assistência integral a todos os cidadãos, garantindo a conscientização, a prevenção do Câncer em todos os níveis, dentro dos mais elevados padrões científicos e tecnológicos, visando a promoção da saúde, a educação e da qualidade de vida, por meio da mobilização transformadora de todos os segmentos da sociedade

Equidade, amorosidade, humanização, excelência e transparência

Nosso símbolo

O trisquel é um símbolo celta que representa o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para nós este símbolo representa a Transformação dos pacientes que enfrentam a jornada contra o câncer por esses três pilares.

O que estão falando da Ilumina

Nossa Luta

São esperados 600 mil novos casos de câncer para o Brasil apenas no biênio 2016-2017, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), causando profundos efeitos na sociedade. O trabalho da Associação Ilumina é assegurar e aumentar o rastreamento do câncer no Brasil, diminuindo a mortalidade da doença e melhorando a qualidade de vida desses pacientes. É uma batalha diária e difícil, mas acreditamos que unidos podemos superá-la com informação e diagnóstico precoce como nossas principais armas nessa luta. Atuamos para garantir que a população se preocupe cada vez mais com a prevenção do câncer, além de facilitar o acesso desses pacientes ao diagnóstico e ao tratamento por uma equipe multidisciplinar.

•  2ª doença que mais mata no Brasil
  •  600 mil novos casos entre 2016-2017