Ilumina

Associação Ilumina

A Ilumina

A Associação Ilumina é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção primária e secundária para minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Idealizado pela Dra. Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço, o projeto é composto por profissionais renomados na área da saúde que prestam atendimento humanizado, inter e transdisciplinar.

O objetivo principal do instituto é atender especialmente a população de baixa renda para abreviar ao máximo o tempo de espera entre o aparecimento dos principais sintomas e o início do tratamento dos oito tipos de câncer mais comuns: mama, próstata, intestino, pulmão, pele, boca, colo de útero e cabeça e pescoço. Nosso principal compromisso é oferecer todo o apoio para que o paciente passe pelo processo de tratamento com qualidade de vida, obtendo assim maior resposta e menos intercorrências, inclusive hospitalares, para permitir, muitas vezes, a cura completa.

Atualmente, a Ilumina atua na macrorregião de Piracicaba, atendendo 26 municípios. Na sede da Associação, localizada na Av. Independência, 171, Centro, Piracicaba/SP, são realizados gratuitamente cerca de 1500 atendimentos nas áreas de Cirurgia Oncológica, Cirurgia Ginecológica, Mastologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Tabagismo, Nutrição Oncológica, Cuidados Paliativos e Conscientização acerca de fatores de risco para Câncer. Todos os pacientes são atendidos dentro dos padrões de excelência reconhecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), graças a um grupo de 120 voluntários.

nossa missão

Missão

Ser instrumentos de transformação do ser humano através da prevenção de Câncer atuando de forma Integrada.

Visão

Ser reconhecida globalmente como centro Integrado de transformação do ser humano, através da prevenção e tratamento do
Câncer atuando do pilares:

Ensino e Pesquisa

AMOR: Entendemos que o nosso principal instrumento de transformação é o amor.

SERVIR: Estar a disposição do próximo

ESPIRITUALIDADE: Conexão com algo maior que si próprio.

COMPROMETIMENTO: Ter foco em cumprir nossa missão com excelência e autorresponsabilidade.

TRANSPARÊNCIA: Honestidade e clareza em nossas relações.

Nosso símbolo

O trisquel é um símbolo celta que representa o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Para nós este símbolo representa a Transformação dos pacientes que enfrentam a jornada contra o câncer por esses três pilares.

O que estão falando da Ilumina

Nossa Luta

São esperados 600 mil novos casos de câncer para o Brasil apenas no biênio 2016-2017, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), causando profundos efeitos na sociedade. O trabalho da Associação Ilumina é assegurar e aumentar o rastreamento do câncer no Brasil, diminuindo a mortalidade da doença e melhorando a qualidade de vida desses pacientes. É uma batalha diária e difícil, mas acreditamos que unidos podemos superá-la com informação e diagnóstico precoce como nossas principais armas nessa luta. Atuamos para garantir que a população se preocupe cada vez mais com a prevenção do câncer, além de facilitar o acesso desses pacientes ao diagnóstico e ao tratamento por uma equipe multidisciplinar.

•  2ª doença que mais mata no Brasil
  •  600 mil novos casos entre 2016-2017