A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (23) pela cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho da Fundação Ilumina, em Piracicaba/SP.
Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer
Entregue com quase oito meses de antecedência, o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer chega com 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61,2 mil procedimentos especializados por ano, a assistência será realizada de forma totalmente gratuita para os pacientes da saúde pública.
“Nós queremos tirar da cabeça das pessoas que o câncer é uma doença fatal, quando descoberto no início a chance de cura é de 95%”, enfatiza Dra. Adriana Brasil. “Nosso sonho é que esse hospital se torne desnecessário e que cumpra seu papel de educar a população”, completou a idealizadora do projeto ao ressaltar outras iniciativas do Ilumina, como a Unidade Móvel de Diagnóstico, o Rastreamento Ativo e as iniciativas educacionais em escolas da região.
A inauguração contou com a presença de autoridades como o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário de Saúde, Pedro Mello; o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury , e, dentre várias outras, os promotores Maria Stela Guimarães Martin, Ronaldo José de Lira, Paulo Penteado Crestana, José Fernando Ruiz Maturana.
Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, fala da importância do Hospital Ilumina
A juíza do Ministério Público do Trabalho da 15ª região, também presente na ocasião, Dra. Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa, também presente na inauguração manifestou seu contentamento com o hospital. “Com muito júbilo estamos aqui para que a Dra. Adriana Brasil entregue seu projeto à comunidade. Fez se o Hospital Ilumina de Piracicaba. E por que a Dra. Adriana Brasil teve seu projeto escolhido? Porque ela já fazia muito com muito pouco e são pessoas desse naipe que merecem o reconhecimento da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho parceiros desta instituição. Agora vem pela frente uma batalha maior: fazer com que este hospital caminhe e se sustente. Este problema agora não é da senhora Dra. Adriana, mas da comunidade que o recebe. Cobre da comunidade que ganha a realização e seu sonho uma atuação pró-ativa pela mantença deste maravilhoso equipamento de saúde. Todos são responsáveis”, declarou.
“Nosso objetivo com o Hospital Ilumina é abrir caminhos para pessoas com suspeita de câncer. Em curto prazo esperamos detectar mais cedo a doença em pessoas na faixa de risco, rastreando-as em suas residências. Um ganho fantástico para a cidade que se junta a outros dois centros de excelência. A inauguração complementa esse quadro com a excelência de rastrear a doença em fase inicial”, declarou Pedro Mello.

Dra. Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa
Cultura, Acolhimento e Sustentabilidade
Assim que for inaugurado, o local abrigará um espaço para exposição de artes. A primeira delas tem a curadoria da renomada artista plástica Anna Guerra e obras de Bia Doria, Kika Goldstein, da própria Anna Guerra, entre outros, da coleção do Instituto Brison Vilela, do empresário Roberto Vilela.
A artista Anna Guerra, empolgada com a parceria com a Fundação Ilumina, trabalhou ininterruptamente durante horas na criação da tela, composta de três painéis com 2 metros por 1,10 metro cada, especialmente desenvolvida para o Hospital. Empolgada com a magia cultural que envolve o local, a artista fez a criação de forma gratuita para a Fundação.
A exposição inaugural terá o nome de Transformação. “Cada exposição ficará de três a quatro meses no Hospital Ilumina e será batizada com o nome de um sentimento”, ressalta a Dra. Adriana Brasil, idealizadora da Fundação Ilumina e incentivadora exposição. A ideia é oferecer a beleza das artes a quem for ao local e também incentivar a cultura. “Esses cenários visam deixar claro que a humanização é ponto de destaque no Ilumina”, completa.
Ainda com enfoque no bem-estar do paciente e na humanização do atendimento, que é ponto chave do Ilumina, o Hospital abriga um jardim projetado especialmente para esse fim, montado com doações de voluntários. Dentre as atrações do jardim, plantas, lago, com carpas e uma visão panorâmica do símbolo yin e yang (conceitos do taoísmo que descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, noite, Lua, a passividade, absorção. O yang é o princípio masculino, Sol, dia, a luz e atividade). Tudo visando proporcionar paz e tranquilidade ao paciente.
Com o apoio voluntário do engenheiro ambiental, Douglas Brunelli, outro ponto de destaque é que o Hospital Ilumina é sustentável e de baixo impacto ambiental. O prédio foi construído com aço moldável, um modelo de construção de pré-moldado que traz benefícios como a não poluição do meio ambiente, economia de tempo na execução, pouco consumo de água, diminuição considerável da quantidade de resíduos, economia de tempo na execução e economia de energia.
O projeto conta ainda com entrada de luz natural, proporcionando conforto e um sistema de ar condicionado inteligente. Além disso, tem uma caixa de água com capacidade para reter 60 metros cúbicos de água pluvial, que será liberada gradativamente, diminuindo a sobrecarga nas redes pluviais e evitando enchentes.
Tecnologia a favor do paciente
Inovação também é foco do Hospital. Com apoio da KPMG Consultoria Internacional e de profissionais da USP, o projeto liderado pelo consultor Carlos Eli, da empresa Sollis Inovação, desenvolveu sistemas de informação integrados entre si. Em curto prazo, também haverá cruzamento de dados com os da saúde pública, visando integrar todos os prontuários em um único cadastro.
Essa integração dos sistemas de informação viabilizou a criação das duas salas a da Conexão e a da Integração, que são dois espaços de telepresença. Neles ocorrerão as teleassistências dos especialistas em oncologia do Ilumina para os médicos generealistas da atenção básica.
Verba indenizatória repassada pelo TRT e MPT viabiliza obras
A obra do Hospital Ilumina foi viabilizada com a verba procedente da indenização por danos morais coletivos do caso Shell-Basf, no valor de R$ 27.515.470,30, repassados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), ambos da 15ª Região de Campinas e também graças à doação do terreno, feita pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. Parte do valor foi destinada à compra da Unidade Móvel de Diagnóstico da Fundação, já conhecida como Carreta Ilumina, em funcionamento desde outubro de 2018.
Spots
- Até abril deste ano, a Carreta do Ilumina já havia realizado mais de 3.500 exames
- “Quem tem câncer não pode esperar, por isso nos empenhamos ainda mais e anunciamos felizes a entrega antecipada do Ilumina”, afirma Dra. Adriana Brasil (Hospital seria entregue no final deste ano)
- Hospital – Três mil metros quadrados de área construída em um terreno com cerca de 10 mil metros quadrados, doado pelo prefeito Barjas Negri, que também disponibilizou as assessorias da Prefeitura de Piracicaba.