Hospital da Associação Ilumina recebe cheque de R$ 27,8 milhões em cerimônia no TRT de Campinas
Cerimônia marcada pela emoção marcou recebimento da verba que deve mudar o panorama da luta contra o câncer em Piracicaba e região
“Transformar vidas por meio da prevenção. Esta é a nossa missão”, declarou a Dra. Adriana Brasil, fundadora e presidente da Associação Ilumina, durante cerimônia no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta quinta-feira (16) pela manhã, em Campinas/SP. Na oportunidade, a Associação recebeu oficialmente um cheque de R$27.815.470,30 milhões, para a construção do Hospital de Câncer de Piracicaba e compra de uma carreta para diagnóstico, ambas com o know how do Hospital do Câncer de Barretos. A sede será construída no bairro residencial Altos do Taquaral, em Piracicaba, com repasse de verba determinado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas.
A cerimônia foi presidida pelo presidente do TRT, o desembargador Fernando da Silva Borges, e contou com a presença da procuradora chefe do MPT, Maria Stela G De Martim, dos procuradores do MPT, Dr. Ronaldo Lira e Dr. Paulo Crestana, do presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, do secretário municipal de Saúde de Piracicaba, Dr. Pedro Mello, que representou o prefeito Barjas Negri, além de autoridades convidadas, voluntários e profissionais das áreas da saúde e do direito.
A Dra. Adriana, que é médica cirurgiã, disse que pretende reduzir de 80% para menos de 10% o total de pacientes com câncer que têm diagnóstico tardio, a partir da inauguração do Hospital prevista para daqui 18 meses e do trabalho a ser desenvolvido com a carreta, que entrará em funcionamento antes. O diagnóstico precoce possibilita até 90% de chances de cura, lembrou ela.
Homenagens
Durante a cerimônia, a Dra. Adriana Brasil ainda prestou uma homenagem ao MPT. O paciente mais antigo da instituição, José Moacir Martins, entregou as esculturas criadas pelo renomado artista e médico, Dr. Arari Ferrari. O TRT também foi homenageado com um quadro do pintor Wilson Berto. “A escultura representa nosso sonho iniciado há dez anos e o quadro é o movimento da terra, da água e da humanidade indicando prevenção e cura”.
O que disseram as autoridades
Desembargador Fernando da Silva Borges, presidente do TRT Campinas:
“Esse projeto é um exemplo para o país. Representa um ato de justiça em homenagem às vítimas do solo contaminado. O trabalho de prevenção e de filantropia tem o nosso grande reconhecimento”
Dr. Paulo Crestana, procurador do MPT:
“Os recursos da multa estão sendo aplicados em projetos de grande relevância para a população carente. Desejo sucesso à Associação Ilumina. Caminhamos juntos, poder público e iniciativa privada. Caminhando e fiscalizando a execução”.
Dr. Pedro Mello, secretário de Saúde de Piracicaba:
“Parabéns à Dra. Adriana Brasil e sua equipe. Ela é uma lutadora, batalhadora e vai ajudar muito o poder público na prevenção do câncer, uma doença que afeta 20% da população brasileira”.
Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos:
“Trabalhando com prevenção e pesquisa, estamos vencendo a batalha contra o câncer. E agora com a inclusão da Associação Ilumina teremos melhores resultados. A Associação demonstrou competência e seriedade para tocar o projeto. Vamos oferecer saúde da melhor qualidade para as pessoas carentes pelo SUS”.
Dra. Maria Stela G De Martim, procuradora chefe do MPT:
“Desejo pleno êxito na execução desse projeto em Piracicaba. Os recursos oriundos da multa já estão beneficiando os brasileiros de um grande número de cidades, em diferentes projetos que visam oferecer saúde de qualidade para a população carente”.
Atendimento triplicado
O Hospital terá aproximadamente dois mil e oitocentos metros quadrados de área construída em terreno doado pela Prefeitura de Piracicaba, de cerca de 10 mil metros quadrados, localizado no bairro Residencial Altos do Taquaral, perto do Hospital Regional e da Universidade Metodista de Piracicaba. Estão previstas quatro alas para prevenção e tratamento de câncer de mama, colo de útero, pele e boca. Haverá também espaço para no futuro ampliar para pacientes com câncer de intestino e pulmão, fechando assim a lista dos principais tumores. O atendimento será totalmente pelo SUS.
Somando a capacidade física do hospital com a operação da carreta, o atendimento será triplicado, segundo informou a Dra. Adriana Brasil. Desta forma, a Associação está prevendo o seguinte desempenho anual a partir da inauguração: 20 mil mamografias, 16.500 exames de Papanicolau, 10.370 consultas especializadas, 74.553 atendimentos, 15 mil consultas de teledermatologia, 3 mil cirurgias ambulatoriais e aproximadamente 61.200 procedimentos especializados.