Nesta segunda (26) a Cirurgiã de Cabeça e Pescoço Dra. Adriana Brasil e a equipe da Fundação Ilumina participaram, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, da Solenidade de Prestação de Contas. A programação contou com outras três entidades beneficiadas com a verba oriunda da indenização por danos morais coletivos do caso Shell-Basf.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da 15ª região Fernando Borges e o procurador Dr. Ronaldo José lira. Prestigiaram as apresentações a desembargadora Gisela Rodrigues, presidente eleita para o próximo biênio do TRT-15, a desembargadora e juíza do caso Shell-Basf Maria Inês, a juíza Antônia Rita Bonardo de Paulínía e o advogado do Sindicato Químicos Unificados, que defende os ex-trabalhadores Shell/Basf.
A Fundação Ilumina foi uma das oito instituições contempladas e recebeu o valor de R$ 27.850.532,72. Parte dessa verba foi destinada para compra da Carreta, primeira unidade móvel de diagnóstico da Fundação, e construção do Hospital Ilumina. Em 10 anos a Ilumina já realizou cerca de 80.000 mil atendimentos e com a inauguração da unidade fixa a meta é 74.433 por ano.
“A Carreta e o Hospital são frutos de um sonho que a cada dia se torna realidade graças à verba destinada pelo Ministério Público do Trabalho”, disse a Dra. Adriana Brasil, bastante emocionada durante a Solenidade. A fundadora da instituição piracicabana aproveitou a oportunidade para agradecer e ressaltar a importância da transformação que está acontecendo e da ressignificação de todos os transtornos causados pela negligência na proteção de centenas de trabalhadores. “Estamos transformando toda dor em amor”, declarou Dra. Adriana.
A Carreta Ilumina, inaugurada no mês de outubro, já realizou cerca de 541 exames de mamografias. A construção da unidade Fixa de Prevenção do Câncer de Mama, colo do útero, pele e boca – o Hospital Ilumina – está em andamento. Na oportunidade, Dra. Adriana apresentou dados com todo o fluxo de despesas até o momento e mostrou com exclusividade imagens da obra, que está 65% concluída e com previsão de entrega para março de 2019.