Estudo importantíssimo foi desenvolvido em parceria com a Heads in Health
Nesta terça-feira (18) aconteceu a 3ª fase do Workshop Rastreabilidade do Câncer: Pilares para uma saúde integrada, na sede da Associação Paulista de Medicina – Regional Piracicaba. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Melo, entre outros representes do órgão, também das secretarias municipal e estadual da Educação, Diretoria de Ensino de Piracicaba, Faculdade de Odontologia de Pìracicaba, USP de Ribeirão Preto, entre outras instituições e empresas parceiras.
Paulo Vaz, diretor e presidente da Heads in Health, empresa especializada em transformar dados e evidências do mundo real em informações estratégicas para os gestores da área da saúde, apresentou o resultado de um extenso trabalho sobre a realidade dos pacientes oncológicos da região e, também, do público alvo para inclusão no trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
A partir dos dados levantados no estudo a Fundação Ilumina, em parceria com o poder público local, irão definir os primeiros bairros do roteiro por onde a Carreta irá circular durante o ano de 2019.
“É um estudo importantíssimo”, reforça Melo, ao definir o estudo que a Fundação Ilumina está desenvolvendo em parceria com a Head in Health para traçar o roteiro da unidade móvel do hospital.
O secretário acrescentou ainda que o estudo está traçando o perfil da população e das áreas onde há menor cobertura de exames, principalmente de mamografia, possibilitando realizar ações específicas em cada área. Como identificar paciente e criar intervenções, o que possibilita uma diminuição significativa de mortes e oferece uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico.
A parceria da Fundação Ilumina com a Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria da Saúde, visa durante o ano de 2019 percorrer todos os bairros mais carentes, cujo roteiro está sendo definido pelo estudo que envolve inclusive a Secretaria Municipal de Educação. Ao final da reunião o Secretário reforçou que a partir das iniciativas após o estudo a perspectiva é que até 2020 não haverá fila de espera para realização do exame de mamografia no município.
“Finalizamos o ano 2018 com a 3ª devolutiva de um importante estudo situacional da oncologia da nossa região. A partir desse estudo desenvolveremos uma visão extra de atuação do projeto de rastreabilidade dentro das particularidades de cada microrregião. Nosso atendimento será personalizado e humanizado. Quebrar paradigmas relacionados ao câncer é a nossa missão, eliminar barreiras através da prevenção. A Carreta irá onde o povo está.” reforça a fundadora da Ilumina Adriana Brasil.