A partir de agora é possível fazer exames para detecção do câncer de boca dentro da Unidade Móvel de Diagnóstico do Ilumina (Carreta do Ilumina), que mantém um consultório para o exame, feito em cerca de 10 minutos.
Conforme o professor Márcio Lopes, coordenador do Orocentro da Faculdade de Odontologia da Unicamp – parceiro da Fundação Ilumina há mais de 10 anos – o câncer de boca é silencioso. “Em sua fase inicial ele não tem sintomas e, por isso, em 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado”. O professor destaca que esse tipo de câncer tem como características os hábitos das pessoas e não a hereditariedade. “Antes a proporção da doença era de 10 homens para 1 mulher, porque os homens fumavam e bebiam mais do que as mulheres. Hoje, essa proporção caiu de 3 para 1, porque as mulheres estão fumando e bebendo mais”.
As pessoas acima de 40 anos, que fumam ou bebem serão sensibilizadas nos Postos de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde e convidadas a fazer o exame na carreta. Além disso, quem quiser, pode seguir diretamente para a carreta e solicitar o exame, que será feito pelos alunos da pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Unicamp, às quartas-feiras, das 8h às 12h.
Além da parceria com a Faculdade de Odontologia da Unicamp, o trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, da Secretaria de Saúde de Piracicaba e da Uniodonto.
Para a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Dirce Valério da Fonseca, o atendimento na Carreta aproxima mais o usuário. “Esse atendimento facilita o trabalho das equipes de saúde bucal no entorno da carreta, permitindo atender a grande demanda, além de informar e motivar as equipes sobre o tema câncer bucal, possibilitando o atendimento na fase inicial da doença”.
A Carreta do Ilumina está atrás do Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer
Rua Eucrydes Lopes – Altos do Taquaral – Piracicaba – SP
Sobre a Fundação Ilumina
A Fundação Ilumina é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 2008 por iniciativa de médicos preocupados em promover a prevenção e minimizar os impactos do diagnóstico tardio do câncer. Os atendimentos e exames são 100% gratuitos e têm como objetivo abreviar o tempo de espera entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico de câncer, uma vez que o paciente com doença inicial tem mais de 95% de chances de cura, necessitam de tratamentos menos mutiladores, são reinseridos mais rapidamente na sociedade e contemplam uma melhor qualidade de vida. A principal meta do Projeto é rastrear 100% da população de Piracicaba, nos cânceres de mama, colo de útero, pele e boca.