Atividades e Campanhas

Unidade Móvel do Ilumina fará atendimento gratuito na Estação da Paulista
Ilumina Ícone

Unidade Móvel do Ilumina fará atendimento gratuito na Estação da Paulista

Esse mês, o Brasil inteiro volta os olhares e se mobiliza em prol da conscientização do tipo de câncer mais incidente entre mulheres: o de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo atingirá cerca de 60 mil mulheres entre 2018 e 2019. Em Piracicaba, o foco estará na Unidade Móvel da Fundação Ilumina, que atenderá espontaneamente toda a população da cidade entre os dias 10 e 31 de outubro.  O objetivo é promover o Rastreamento Ativo Organizado, ou seja, buscar pacientes antes mesmo que eles apresentem sintomas.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, Selam, Drogal, Manifesta, Regaleko Decorações, Rosa Flores, Aquarela, Lions e EMS, nossa Unidade Móvel ficará na Estação da Paulista. Para ser atendido, é importante verificar os requisitos abaixo, além de levar documentos de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS.

Seguindo seu compromisso com a sociedade de Piracicaba, a Fundação Ilumina oferecerá também exames de diagnóstico de câncer de mama, a Unidade Móvel da Fundação Ilumina oferecerá também detecção de câncer de boca e de pele. “Nosso modelo de Rastreamento Ativo Organizado visa buscar pacientes que ainda nem apresentam sintomas a fim de promover o diagnóstico precoce e de minimizar os impactos do diagnóstico tardio não só do câncer de mama, mas também os de boca e de pele”, explica Dra. Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e presidente do Conselho Administrativo da Fundação.

Serviço:

Unidade Móvel da Fundação Ilumina

Atendimento gratuito

Data: entre os dias 10 e 31 de outubro

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira: das 7h30 às 18h

Sábados: das 7h30 às 12h

Orientações para a realização dos exames:

Mamografia: ter idade entre 40 e 69 anos e deve ter feito sua última há mais de um ano.

Câncer de Boca: destinado às pessoas com mais de 40 anos de idade, em especial fumante ou que costuma fazer uso de bebida alcoólica. O procedimento é realizado em cerca de 10 minutos e é a melhor forma para a descoberta da doença em fase inicial. Afinal, nessa etapa, o câncer ainda não apresenta sintomas e, por isso, 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado. ATENÇÃO: esse diagnóstico ocorrerá às terças, quartas e quintas entre 7h e 11h

– Câncer de Pele: indicado a pacientes com alterações na pele como manchas com mudança de cor ao passar do tempo; lesões com bordas irregulares; lesões com saída de secreção; e histórico de lesões anteriores.