Associação Ilumina celebra décima edição da “Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer” em Piracicaba
Mais de 500 exames serão cedidos nesta 10ª edição da Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer em parceria com Prefeitura e Hospital do Câncer de Barretos
Durante os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Associação Ilumina, entidade sem fins lucrativos, promoverá a 10ª edição da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesse ano o evento promoverá a realização de 220 mamografias, para diagnóstico precoce do câncer de mama, 100 exames de sangue oculto nas fezes para prevenção do câncer de intestino, 100 exames de Raio X para prevenção e diagnóstico precoce de câncer no pulmão, 150 exames de PSA, e agendamento de consulta com o urologista, ambos para detecção do câncer de próstata. Mais do que isso, será disponibilizada estrutura para a realização de 200 consultas odontológicas, com o objetivo de encontrar sinais do câncer de boca.
A ação acontecerá na Estação Paulista, em Piracicaba, e contará com uma carreta cedida pelo Hospital do Câncer de Barretos para o diagnóstico do câncer de mama, parceria com Laboratório da Prefeitura para coleta do exame de sangue e o furgão da UNIODONTO para as consultas de boca. Para facilitar o acesso da população, ainda será disponibilizado um ônibus que fará o transporte gratuito dos pacientes entre o Terminal Central de Piracicaba e a Estação Paulista.
“Comemoraremos uma trajetória de dez anos dessa campanha com mais de 500 atendimentos, entre exames e consultas, além de atingirmos um número ainda maior de pessoas com palestras e orientações. Nossa meta é propiciar ferramentas para diagnóstico e tratamento precoces do câncer, trazendo mais esperança e força para os pacientes que lutam contra a doença”, conta a médica Adriana Brasil, fundadora da Associação Ilumina.
Os pacientes diagnosticados durante a Campanha serão acompanhados pela equipe da Associação Ilumina nas atividades do dia-a-dia, cujos parceiros permanentes são: Unimed, Sicoob, Prefeitura de Piracicaba, Hospital de Câncer de Barretos, Aquarela, Fractal e Lions.
Pré-requisitos:
Conforme indicação médica, os exames de PSA serão feitos apenas em homens a partir dos 50 anos, ou naqueles com mais de 40 que apresentam histórico familiar da doença. As mamografias, por sua vez, têm como foco mulheres de 40 a 69 anos de idade. Para a consulta odontológica homens ou mulheres tabagistas, alcoolista, com exposição frequente ao sol e/ou lesão na boca a mais de 15 dias que não cicatriza. Já os exames de Raio X de tórax serão realizados em homens e/ou mulheres tabagistas e os exames de pesquisa de sangue oculto nas fezes em homens e/ou mulheres maiores de 50 anos de idade.