Estamos próximos de realizar um dos sonhos da nossa Fundação, o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer. Com atendimento multiprofissional ao paciente oncológico, o hospital terá como seu pilar a prevenção, detecção e encaminhamento ao tratamento do câncer. A unidade oncológica começou a ser construída em dezembro de 2017, viabilizada com repasse de quase R$ 28 milhões feito pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região de Campinas, com o know how do Hospital de câncer de Barretos e parceria da Secretaria de Saúde de Piracicaba.
O hospital, localizado no bairro Altos do Taquaral, está com 90% das obras concluídas e contará com três mil metros de área construída em terreno doado pela Prefeitura de Piracicaba. Com capacidade para realizar 20 mil mamografias, 16,3 mil exames de Papanicolau. 10.370 consultas especializadas, 75 mil atendimentos, 3 mil cirurgias ambulatoriais e cerca de 61,2 mil procedimentos especializados.
Atendendo inicialmente os pacientes que já se encontram na lista de espera do SUS, que já iniciou com o Rastreamento Ativo Organizado, a unidade funcionará segunda a sexta, das 7h às 19h , e realizará procedimentos de diagnósticos, clínicos e cirúrgico em casos de câncer de mama, colo do útero, pele e boca.
Somando a capacidade física do hospital com a operação da Carreta com o rastreamento ativo, a fundação passará de 7.300 atendimentos para 200.000 em 2020.
